sábado, 11 de agosto de 2007

-> Você tem muito sono?!?


Momento conhecimento hehehe
Você anda com muito sono?!? A causa pode ser a narcolepsia, ou seja, a causa é o déficit do neurotransmissor denominado orexina no hipotálamo. O déficit deste neurotransmissor estimulante leva à sonolência excessiva. Não entendeu?!?! Então veja por completo o que o Wikipédia diz:

"Narcolepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios irresistíveis de sono e em geral distúrbio do sono. É um tipo de dissonia.

O sintoma mais expressivo é a sonolência diurna excessiva, que deixa o paciente em perigo durante a realização de tarefas comuns, como dirigir, operar certos tipos de máquinas e outras ações que exigem concentração. Isso faz com que a pessoa passe a apresentar dificuldades no trabalho, na escola e, até mesmo, em casa.

Na maioria dos casos, o problema é seguido de incompreensão familiar, de amigos e patrões. A sonolência, geralmente, é confundida com uma situação normal, o que leva a uma dificuldade de diagnóstico. É comum portadores da narcolepsia passarem a vida inteira sem se darem conta que o seu quadro é motivado por uma doença, sendo tachados por todo esse tempo de preguiçosos e dorminhocos. No entanto, se o narcoléptico procurar ajuda especializada, vai descobrir que é vítima de um mal crônico, cujo tratamento é feito por meio de estimulantes e que pode se prolongar por toda a vida.

As manifestações da narcolepsia, principiando pela sonolência diurna excessiva, começam geralmente na adolescência, quando piora, leva à procura médica à medida que os sintomas se agravam. A narcolepsia é um dos distúrbios do sono que pode trazer conseqüências individuais, sociais e econômicas graves."


Etimologia de Narcolepsia

"A palavra Narcolepsia vem do grego nárke = narco, estupor, sonolência + lepsis = lepsia, crise) é o desejo incontrolável de dormir ou as crises repentinas de sono. Esta palavra - narcolepsia - foi cunhada por Gelineau (1880), caracterizando esta doença crônica."

O Tratamento


"O tratamento da narcolepsia é feito com medicamentos estimulantes (Simpaticomiméticos) para manter os narcolépticos acordados, incluindo a anfetamina e seus derivados como o metilfenidato. Por ser uma doença de longa duração, o tratamento inclui também a orientação dos pacientes e familiares. A Associação Paulista de Medicina (APM) realiza desde 2001 em São Paulo reuniões periódicas de orientação aos portadores de narcolepsia e familiares, coordenadas pelo Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono (Prof. R. Reimão) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 2002 foi criada a Sociedade Brasileira de Apoio ao Narcoléptico (Sobran) em São Paulo."

Será que eu tenho isso?!?! hheheheh

Interessante saber também sobre a apnéia que atrapalha o sono de muitos, ou o bruxismo que, eu mesmo, conheço muitas vítimas deste estranho (e assustador) ranger dos dentes noturno.

Eu estava lendo uma revista sobre o assunto e procurei no wikipédia para ver se tinha algo mais, mas basicamente era isso. O tratamento desses e muitos outros distúrbios do sono podem melhorar muito a sua vida.

Sono: "um período de repouso para o corpo e a mente, durante o qual a volição e a consciência estão em inactividade parcial ou completa". Dura cerca de noventa minutos (pode chegar a 120 minutos)

Bem, dormir demais ou de menos faz mal, mas que é MUITO bom é.

1 comentários:

Vinícius Santiago disse...

Japa Narcoléptico... rs..

Sou o Vinícius, amigo do Gian e da Carol...

XD

Se quiser deixar um mensagem para o dono do blog mande um email ou deixe um comentário. obrigado.

 
R.I.P. ©2006-2008 'Focus' Totalmente estragado por Caps_Lock ®